domingo, 14 de março de 2010

Pudim de Veludo

Andava há imenso tempo com vontade de comer um pudim caseiro, daqueles maravilhosos, que sabem ligeiramente a limão e caramelo feito em casa. Foi o que fiz ontem e valeu a pena, estava delicioso! Tive que fazer 2 pudins pequenos porque não tinha uma forma onde coubesse a massa toda, mas ficaram mesmo saborosos, aveludados, tal como o nome indica. Para as gulosas, aqui fica a receita e fotos, embora meio manhosas, estas últimas. Bom apetite!




Ingredientes:

5 dl de leite ;
6 ovos ;
250 g de açúcar ;
raspa da casca de 1 laranja ou de 1 limão ;
100 g de açúcar para caramelo
Confecção:

Barra-se com caramelo uma forma de pudim com tampa. Separam-se as gemas das claras e batem-se as gemas com o açúcar até se obter uma mistura volumosa e fofa. Adiciona-se pouco a pouco o leite morno e a raspa da casca de limão ou de laranja.
Batem-se as claras em castelo e juntam-se à mistura anterior cuidadosamente e em movimentos de baixo para cima para envolver bem as duas preparações, mas sem quebrar as claras.
Deita-se a mistura na forma preparada com caramelo, tapa-se e leva-se a cozer no forno bem quente em banho-maria. Desenforma-se depois de frio.
O pudim está cozido quando apresentar o aspecto do pudim flan, embora o seu aspecto interior seja bastante diferente.

DSC00390

DSC00396 Tirei esta receita do Roteiro Gastronómico.

6 comentários:

  1. Que delícia! Minha avó faz e eu amo! Beijos*

    ResponderEliminar
  2. Esse Blog é minha Paixão ,receitas maravilhosas,espero conseguir fazer-las em casa essas delicias

    Parabens pelo trabalho e dedicação ao Blog

    Beijos (Brasil)

    twitter.com/Aldo_Management

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Descobri o teu blog através de uma amiga minha e estou realmente encantada. É lindo, bem estruturado, interessante, moderno, atual [as tuas qualidades, não?! ;)] e fiquei realmente fã. Sou tua seguidora sim e acho que nos vamos dar muito bem! Gostaria de te convidar a visitares também a “minha casa”. Espero que te sintas lá tão confortável quanto eu me senti na tua! ;) Seria um prazer ter-te por lá!
    Votos de muitos sucessos. Eu volto, de certezinha.
    beijinho
    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que MARAVILHA!!


    Tenho um passatempo no meu blog! não percas!!
    Deixa um comentário lá!! :)

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  5. ADORO!!!!

    Tenho sorteio nacional de maquilhagem Estée Lauder e sorteio internacional de uma blusa da Prada no meu blog!! Participa!! :)

    http://www.facebook.com/estilohedonico
    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar

Sabores de Sonho   © 2009.